Em jogo valido pela 6° rodada da Bundesliga neste sábado (05), a equipe da capital alemã venceu pelo placar de 2x1 a equipe do Borussia Dortmund em pleno estádio An der Alten Försterei.
De forma momentânea, o Union Berlin assumiu a 6° colocação com 11 pontos, colando novamente no bloco de lideres e mostrando que pode se recuperar após a decepcionante temporada. Já a equipe aurinegra acabou perdendo algumas posições, permanecendo de forma momentânea na 7° colocação com 10 pontos.
Primeiro tempo
Durante a maior parte da primeira etapa, a equipe comanda por Nuri Şahin viu ser dominada pelos donos de casa. O Union Berlin comandou as ações ofensivas e realizou pressão alta na saída de bola do Dortmund. Apesar disso a equipe do Vale do Ruhr ainda manteve a maior parte da posse de bola (59%), mas teve menos finalizações (BVB 5x9 FCU) e menos chances claras de gol (BVB 0x1 FCU).
Com um começo de jogo mais lento sem boas chances, ambas as equipes ficaram marcadas pelo elevado número de passes errados e erros de saída de bola, em uma delas aos 22' Maximilian Beier errou o passe que possibilitou ao jovem volante do Union Aljoscha Kemlein encontrar Benedict Hollerbach livre. O camisa 16 no mano a mano sofreu pênalti, cometido por Nico Schlotterbeck. Assim, Kevin Vogt abriu o placar aos 26' em cobrança de pênalti indefensável.
Nos minutos seguintes a equipe do Borussia Dortmund esboçou uma reação, mas que rapidamente foi detida com o segundo gol marcado pelo belga Yorbe Vertessen. Após a cobrança de escanteio mau afastada per Schlotterbeck, a bola ajeitada por Diogo Leite sobrou para o belga bater firme e ampliar o placar em um belo gol.
Segundo tempo
Após o intervalo, a equipe visitante mudou a postura, se lançando ao ataque em busca do empate. A equipe do Union em contra partida, permaneceu na pressão ofensiva buscando se manter no ataque e evitar que os adversários tomassem a iniciativa do jogo.
Aos 62' em uma bela jogada comandada pelo selecionável alemão Julian Brandt que encontrou livre o ex-ala do Union Berlin Julian Ryerson que diminui a vantagem dos donos de casa. O gol marcado incendiou novamente o jogo, e começou a forte pressão dos aurinegros para buscar o gol de empate.
O técnico dinamarquês, comandante do Union Berlin, Bo Svensson renovou a parte ofensiva da equipe e parte do meio campo, com o objetivo de renovar a pressão na saída de bola e evitar que o Dortmund encontrasse boas chances de empatar a partida. A ação do técnico do Union, lembrou muito as utilizadas por Urs Fischer, utilizando linhas baixas e intensidade de marcação.
Apesar do grande domínio do jogo, a equipe visitante não conseguiu chegar no empate. Nuri Şahin viu a sua equipe chegar ao terceiro jogo como visitante sem vencer na Bundesliga, podendo ficar a 6 pontos do líder do Bayern München (em caso de vitória).
Escalação das equipes
UNION BERLIN (3-4-3): Rønnow – Doekhi, Vogt (Querfeld - 60'), Diogo Leite – Trimmel, Kemlein (Schäfer - 67'), Khedira, Rothe – Hollerbach (Haberer - 77'), Jeong (Pefok - 67'), Vertessen (Skarke - 67').
BORUSSIA DORTMUND (4-2-3-1): Kobel – Yan Couto, Anton, Schlotterbeck, Ryerson (Bensebaini - 86') – Groß (Nmecha- 63'), Emre Can – Bynoe-Gittens (Malen - 63'), Brandt, Beier – Guirassy.
Próximos jogos do Union Berlin
Holstein Kiel (F) – 20/10, 10:30 (de Brasília) – 7° rodada (Bundesliga)
Eintracht Frankfurt (C) – 27/10, 13:30 (de Brasília) – 8° rodada (Bundesliga)
Arminia Bielefeld (F) – 30/10, 16:45 (de Brasília) – 2° rodada (DFB Pokal)
Próximos jogos do Borussia Dortmund
St Pauli (C) – 18/10, 15:30 (de Brasília) – 7° rodada (Bundesliga)
Real Madrid (F) – 22/10, 16:00 (de Brasília) – 3° rodada (Champions League)
Augsburg (F) – 26/10, 10:30 (de Brasília) – 8° rodada (Bundesliga)
Komentar